Coletivo Experimentalismo Brabo apresenta a Geração da leitura do Abrigo do Cristo Redentor (São Gonçalo)

Primeira Dama lê Fonchito e a lua para Nilson, morador do Abrigo do Cristo Redentor

Primeira Dama lê “Fonchito e a lua” para Nilson, morador do Abrigo do Cristo Redentor

 

“Livro é um brinquedo feito com letras. Ler é brincar.” (Ruben Alves)

Diversas são as situações que levam o idoso à condição asilar: dificuldade econômica, desentendimentos na família, solidão, abandono, doenças crônicas, doenças mentais, deficiência física, dependência, etc. As chamadas instituições de longa permanência para idosos acabam, desta forma, representando a última moradia de um considerável contingente de pessoas com 60 anos ou mais.

Estudos científicos apontam o isolamento social, o abandono de si mesmo, a solidão e a depressão como fatores que provocam ou agravam uma série de doenças, prejudicando a qualidade de vida do idoso. Por esta razão, a realização de atividades que lhes proporcionem a alegria e a expressão sobre suas memórias e histórias de vida já são por si só uma grande necessidade, validada pelo Estado Brasileiro, que dispõe de uma legislação federal específica (a lei n°10.741, de 01 de Outubro de 2003), assegurando ao idoso o direito ao envelhecimento saudável, com qualidade de vida, bem como à cultura e ao lazer que respeitem suas condições peculiares de idade.

OBJETIVO

Estimular o intercâmbio cultural entre idosos, visitantes e funcionários do Abrigo do Cristo Redentor (São Gonçalo) – ACR, realizando atividades artísticas e culturais, que permitam a construção da memória e a valorização da cultura e da história de vida dos idosos abrigados.

 ATIVIDADES

Passeio brabo. As palhaças Primeira Dama (Karen Guimarães) e Lelê Vita (Rafaele Reis) promovem intervenções regulares no ACR, interagindo com idosos, funcionários e visitantes. A “brabeza” da vida coletiva pressupõe uma necessidade de escuta. Ouvir o que o outro tem a dizer e mesmo o que o outro tem a calar. Para além do entretenimento, a arte da performance é realizada numa proposta de diagnóstico e mesmo de leitura dos idosos, considerando-os seres únicos e expressivos. Karen é Bibliotecária e Rafaele, Graduada em História. A partir da escuta realizada nos passeios brabos, serão realizadas sessões de contação de histórias que dialoguem com a cultura, a memória e a história oral dos idosos do asilo. Durante os próprios passeios, ou durante os cortejos e brincações, a Bibliotecária Camila Lima e a Promotora de Leitura Cristina Pizzotti são as responsáveis pelas atividades de promoção da leitura no asilo. 

 Cortejo brabo: o poder, a poesia e a brabeza da música em uma incursão por todos os pavilhões do ACR, oferecendo aos idosos a possibilidade de ouvir, dançar, tocar, cantar e recitar canções e poesias que se coadunam com seu universo cultural particular e comunitário. Os músicos Léo Gonzaga e Igor Santos comandam o cortejo.

Brincação braba.  A pedagoga hospitalar Cléo Lima, a Doutora Borboleta traz ato de brincar como meio de reconhecimento e valorização da cultura de um território. Idosos, funcionários e visitantes serão convidados através da brincadeira, da leitura e da contação de histórias a (re)conhecerem, suas memórias, valores e vidas cotidianas.  

Atividades lúdicas em escolas do município: rodas de leitura, oficinas ou esquetes, com temáticas que promovam o protagonismo do idoso e a troca cultural entre gerações. As atividades são realizadas pelo ator e produtor  Eduardo Ramos, pela atriz e bonequeira Melissa Coelho e pela jornalista e promotora da leitura Cristina Pizzotti.

 

“O ato de leitura não corresponde unicamente ao entendimento do mundo do texto, seja ele escrito ou não. A leitura carece da mobilização do universo de conhecimento do outro – do leitor – para atualizar o universo do texto e fazer sentido na vida, que é o lugar onde o texto realmente está.”  (Eliana Yunes)

 

 REALIZAÇÃO: Coletivo Experimentalismo Brabo.

APOIO: Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro e  Abrigo do Cristo Redentor (São Gonçalo).

Experimentalismo Brabo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s