I Passeio Brabo em Manguinhos

Doutora Borboleta e Pandalhaço dialogam com moradora de Manguinhos

Muito lindo! Emocionante mesmo! Os sorrisos de longe e de perto, a interação nem sempre tímida de alguns adultos e a “colação” das crianças. Momentos mágicos de diálogo com as mais diferentes pessoas e ver de perto o quão similares são suas necessidades de carinho, afeto e escuta. Ouvimos muito neste nosso primeiro Passeio Brabo em Manguinhos, e o que o grupo viveu hoje foi realmente uma experiencia singular! Quando os palhaços chegaram não sabiam o que provocariam. Mas é bem possível que estes tenham sido os mais provocados, mas levando consigo a certeza de ter enchido  algibeiras com tostões de alegrias,brincadeiras, risos e afeto. Será isso paz ? ou cultura do amor?

Responder a uma provocação de “feio” com um “linda” e testemunhar a surpresa que isso provoca é intrigante e não tem preço. Aliás, intrigante para a comunidade foi a presença dos palhaços. Era como se o rosto das pessoas mesmo sem uma palavra perguntasse e ao mesmo tempo respondesse… “Que que é isso? Cara, que legal”.

Imprimir esta perspectiva braba de usar a arte pra escuta é complicado e raro. Ao propor esta perspectiva de escuta, as dúvidas se multiplicavam: “O que é isso? O circo chegou? É protesto?”. Poder interagir com os moradores respondendo que aquilo era saúde, foi como estivéssemos nós mesmos aprendendo mais um pouco sobre a necessidade de arte, alegria, paz, amor, afeto, saneamento, e etc. Para se ter saúde, deve-se achar que vale a pena viver, e viver naquele território.

O Passeio Brabo é o primeiro passo metodológico da atuação do Coletivo Experimentalismo Brabo no território. Os palhaços percorreram as comunidades de Vila Turismo, CHP2 e Parque João Goulart.

Doutora Borboleta e Palhaço Tiuí na feira.

Doutora Borboleta e Palhaço Tiuí na feira.

.

Veja mais fotos do evento no Facebook

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s