Passeio Brabo no asilo. Passeando pelas histórias…

Contação de histórias no asilo

Contação de histórias no asilo

Era para ser mais um passeio apenas. Este apenas não surge aqui com uma ideia de pouca importância, mas sim de uma proposta de atividade, que inicialmente tinha a previsão de ser apenas de escuta, de mapeamento de demandas, pra que apenas no cortejo do dia 31/08, fossem realizadas sessões de contação de histórias, agregadas à música e à brincação.

Entretanto, ao arriscar-se perambular pelo asilo com livros nas mãos, a curiosidade, a brincadeira, e por que não dizer, a estranheza de se ter “palhaços leitores”, ou “palhaços contadores” acabaram por permitir um campo fértil para que ouvir e contar histórias fosse algo totalmente natural. Em muitos casos lembranças dos idosos foram facilmente se confundindo com as narrativas contadas, mas nem sempre: por vezes só se lia, só se ouvia, ou mesmo só se brincava. Uma brincadeira alegre, lúdica e que permitia o diálogo e a interação com cada idoso ou visitante de maneira singular.

 
O Coletivo Experimentalismo Brabo recebeu ainda a visita de Ariana Campelo, a palhaça Arica, do Grupo Baguncitos, que por alguns anos visitou o Abrigo do Cristo Redentor de São Gonçalo, ao lado de Leo Salo, Karen Guimarães e Rafaele Reis, que atualmente integram o Ebrabo. Com ela, o pequeno Téo, seu filho com o professor de biologia Rodrigo Adelson, que também atuou como palhaço no Abrigo. Também recebemos a importante visita das bibliotecárias Maria do Rosário (Biblioteca Nacional) e Andréia Fraguas (UFRJ).
 
O Projeto Geração da Leitura tem como objetivo estimular o intercâmbio cultural entre idosos, visitantes e funcionários do Abrigo do Cristo Redentor de São Gonçalo, realizando atividades artísticas e culturais, que permitam a construção da memória e a valorização da cultura e da história de vida dos idosos abrigados. Para este projeto, o Coletivo Experimentalismo Brabo conta com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro
 
Bibliotecárias conhecem as ações de promoção da leitura do Coletivo Experimentalismo Brabo

Bibliotecárias conhecem as ações de promoção da leitura no asilo

 
Veja mais fotos no Facebook.
     
 
BIBLIOGRAFIA BRABA DO DIA:
 
ALMEIDA, Theodora Maria Mendes de.  Quem Canta seus Males Espanta. São Paulo: Editora Caramelo,1998.
SOUZA, Ângela Leite de. Perto, bem perto do amor. Rio de Janeiro: Editora Ao Livro Técnico, 1998.
 
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s