Experimenta: a brabeza da vida coletiva. Oficina ministrada na EPSJV/FIOCRUZ

Catia Nascimento, Cléo Lima e Leo Salo dialogaram hoje com alunos da Educação de Jovens e Adultos da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EJA-Manguinhos/EPSJV/FIOCRUZ). A iniciativa compreende dois espaços de atuação: espaço físico da Rede CCAP, em Vila Turismo, no interior do Complexo de Favelas de Manguinhos e na EPSJV/FIOCRUZ. Os dois  espaços oferecem turmas de Ensino Fundamental e Ensino Médio, de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h. “Experimenta: a brabeza da vida coletiva” foi o tema da oficina, ministrada após a apresentação da esquete-provocação Afeto Brabo.  Aproximadamente 60 alunos e professores participaram da atividade.

Provocados a dialogar sobre saúde na comunidade, o público relacionou o termo à esporte, vida, bem estar, lazer, boa alimentação, atividades físicas, dentre outros fatores. A partir daí, houve uma reflexão coletiva sobre como estes aspectos podem ser melhorados em relação à territórios como os complexos da Maré e de Manguinhos. Os contextos de violência e as queixas com relação à segurança pública foram lembrados e também relacionados à uma discussão sobre como isto afeta a saúde e o bem estar dos moradores, trabalhadores e visitantes do território. Separando saúde e doença, sobre a segunda, foram relacionados: estresse, falta de atenção com os vizinhos, agrotóxicos nos alimentos, tristeza, falta de paz, falta de afeto, dentre outros fatores.

Sobre cultura da paz, as falas foram provocadas a partir de exemplos usados no “Afeto Brabo”. Abordou-se a dificuldade em fazer pequenas gentilezas, de ajudar o próximo, de dizer eu te amo, ou mesmo de se expressar livremente junto aos pares.  algumas das perguntas levantadas foram: Por que quando alguém morre dizemos: antes ele do que eu? Por que uma pessoa cai na rua e poucos ajudam? Por que é tão difícil dizer eu te amo? Por que eu não consigo cantar numa dinâmica como esta? Porque a gente só pensa em si e não no outro?

Confira as fotos no Facebook.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s