E por falar em saudade…

Cantora Núbia Santos

Cantora Núbia Santos

A cantora Núbia Santos foi a convidada desta edição do Encontro Brabo. Conhecida nas tradicionais rodas de seresta de Niterói e São Gonçalo, Núbia é uma das mais importantes figuras deste movimento cultural. Fortemente influenciada por Elza Soares, a cantora abrilhanta as noites da cidade há muitos anos, interpretando sambas e claro, com muitas canções românticas também! Neste encontro brabo super especial,  Núbia visitou a Escola Municipal Rotary , em Jardim Mirambi – São Gonçalo-RJ.

Cristina Pizzotti mais uma vez foi a nossa mestre de cerimônias e conduziu o evento com toda a leveza e simpatia que lhes são peculiares. Para abrilhantar ainda mais a tarde, Cristina fez a litura do livro “Saudade, uma história em sete dias”, escrito pelo argentino Claudio Hochman,  e ilustrado de João Vaz de Carvalho. A edição foi pulicado pela Editora Companhia das Letrinhas. Quem apresentou o livro para Cristina foi a sua amiga, contadora de histórias e bibliotecária Regina Abrunhosa.

Após a contação da história, a jornalista Cristina pediu licença para a promotora de leitura e fez uma entrevista com Núbia, que contou histórias sobre sua música e falou sobre arte e vida. A cantora deu uma palhinha à capela, interpretando as canções “Fascinação”, “Devagar com a louça” e “A rosas não falam”. A criançada fez várias perguntas e não conteve os risos, quando a cantora entoou algumas notas à moda de Elza Soares.

Cristina Pizzotti conta histórias na Escola Municipal Rotary

Cristina Pizzotti conta histórias na Escola Municipal Rotary

O Projeto Geração da Leitura tem como objetivo estimular o intercâmbio cultural entre idosos, visitantes e funcionários do Abrigo do Cristo Redentor de São Gonçalo, realizando atividades artísticas e culturais, que permitam a construção da memória e a valorização da cultura e da história de vida dos idosos abrigados. Para este projeto, o Coletivo Experimentalismo Brabo conta com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, o que permite ainda a realização de atividades de troca cultural entre gerações em outros territórios.

BIBLIOGRAFIA BRABA DO DIA:

HOCHMAN, Claudio. Saudade: uma história em sete dias. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2013.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s