Sobre o coletivo

Somos um coletivo de provocação artística surgido no Complexo de Favelas de Manguinhos (Rio de Janeiro-RJ),  cujas ações pretendem promover a reflexão sobre  solidariedade e cultura da paz. Num mundo permeado pelo individualismo exacerbado, faz-se urgente e necessário que que experimentemos novas formas de nos relacionarmos com com nossa casa, e com mundo; com o próximo e com nós mesmos.

Experimentalismo brabo, para nós, é a liberdade de arregaçar com a arte: desnudando cultura, esgarçando tabus, preconceitos, desigualdades sociais, identidades e… Reticências!

Envolvendo atores sociais raramente “visíveis” na cena de agitação cultural, como idosos institucionalizados, ou moradores de territórios favelizados,e  o Experimentalismo Brabo tem o desafio de  inovar nas práticas de arte e cultura em territórios de exclusão.

O imenso desafio passa diretamente em provocar condições de (re)descoberta de quem situa-se como oprimido e, ao observá-lo, como ser pensante, como ser político, ter amplificada a escuta para sua voz.

Contra a  alienação e a injustiça social. A favor de valores de associativismo e de práticas solidárias. Hora de trabalhar por este ideal utópico, tendo a arte como caminho de expressão e reflexão.

Experimentalismo Brabo: arregaçando com arte sobre um chão de estrelas.

Anúncios